3º Ano I Semestre
Unidade curricular Seminário Temático III e IV
Leitura crítica das tendências em ecologia, ambiente e eco-teologia. A partir da encíclica Laudato si’ (24 de maio de 2015)
Convergindo com as múltiplas agendas mundiais, a encíclica Laudato Si’ sobre o cuidado da casa comum (Papa Francisco, 24 de maio de 2015) converge, ao mesmo tempo, de modo original, com a agenda do próprio planeta Terra, o qual revela profundos e dramáticos desequilíbrios ecológicos, devidos à ação direta do ser humano. A comunidade científica é consensual na identificação de uma nova era geológica, o Antropoceno. O neologismo Antropoceno, forjado por Paul Crutzen, no ano 2000, pretende significar que as alterações antropogénicas da Terra, alterações que resultam, portanto, da ação do ser humano, são tão profundas e globais ao ponto do humano se tornar uma “força geológica” que imprime mudanças irreversíveis no Planeta.
A encíclica Laudato Si vem lembrar que “não somos Deus. A terra existe antes de nós e foi-nos dada” (LS §67) e que “nós mesmos somos terra” (LS §2). A terra que somos e a Terra que habitamos aparece assim como “terra nossa” a amar e a cuidar.
Retomando a preocupação já expressa pelos seus antecessores João Paulo II e Bento XVI, Francisco convida o mundo inteiro a “refletir sobre os diferentes elementos de uma ecologia integral” (LS §137). Ecologia integral que abrange, portanto, a ecologia ambiental, económica, social, cultural e a própria ecologia da vida quotidiana. Ecologia Integral que diz respeito à Terra, a toda a Terra. Terra que não é, de modo algum, um termo abstrato: denota a Terra na qual vivemos e a terra que somos; denota a ação criadora de Deus e o amor eterno que a acompanha; denota, enfim, a responsabilidade do ser humano e o privilégio de poder amar e cuidar da Terra.
Queremos, pois, acolher o desafio feito pelo Papa a toda a humanidade e, especialmente à comunidade científica: “Lanço um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do Planeta” (LS §14).
O Seminário Leitura crítica das tendências em ecologia, ambiente e ecoteologia. A partir da encíclica Laudato si’ (24 de maio de 2015) tem como objetivos de aprendizagem:
1. Aumentar os níveis de literacia ecológica;
2. Identificar o nexo interepistemológico: religião, ecologia, cidadania;
3. Conhecer as linhas de fundo do pensamento ecológico e da teologia da ecologia: Shallow Ecology, Deep Ecology e Ecoteologia.
4. Identificar os principais movimentos ambientalistas: filosofia e linhas de ação;
5. Adquirir conhecimento de autores de referência, metodologias e temáticas multidisciplinares da área da ecologia, do ambientalismo e da ecoteologia cristã;
6. Avaliar o potencial da teologia cristã no quadro do saber interdisciplinar sobre o planeta Terra e a ecologia no Antropoceno;
7. Desenvolver a capacidade de apresentar e discutir resultados sob a forma escrita e oral;
8. Estimular o espírito crítico e construtivo, necessários ao trabalho em equipa;
9. Treinar o raciocínio objetivo e centrado na resolução de problemas;
10. Promover a construção de conhecimento didático de conteúdo, produzindo guiões teóricos e guiões didáticos de apoio à formação pessoal e social, quer em contextos educativos formais, quer em contextos culturais, sociais e religiosos informais;
11. Fomentar uma conduta ética.
Conteúdos programáticos
- Ecologia, movimentos ambientalistas, Antropoceno, Ecoteologia: terminologia, conceitos, história, filosofia, estruturas e representações religiosas, culturais e sociais.
- Aprofundamento dos conceitos: Antropoceno (Paul Crutzen) e “Limites Planetários”.
- Leituras da “Deep Ecology”, desenvolvida por Arne Naess, Bill Devall e George Sessions.
- Leituras da Encíclica Laudato Si’. Sobre o cuidado da casa comum, 24 de maio, 2015.
- Leituras da eco-teologia de Celia Deane-Drummond.
- Leituras de Schindler, Craig e Lapid, Gary. Great Turning: Personal Peace, Global Victory. Santa Fé-México: Bear &Company Publishing, 1989.
- Leituras do artigo de Isabel varanda, “Extra naturam nulla salus? O drama e a esperança da criação e da religião na era do Antropoceno.” Atualidade Teológica, v. 24, nº 64 (2020): p. 21-42. DOI:10.17771/PUCRio.ATeo.47833
- Varanda, Isabel. 2022. “Novos paradigmas ecoteológicos em tempos de risco: ciência e ecologia em diálogo com a teologia.” Perspectiva Teológica, v. 54, n. 2: 443-459. DOI:10.20911/21768757v54n2p443/2022
https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/issue/view/603
Os conteúdos programáticos, a selecção de textos para leitura crítica e as experiências de aprendizagem em contexto, são estabelecidos e desenvolvidos de modo a fornecer aos alunos as ferramentas adequadas para alcançar os objetivos de aprendizagem definidos.
Metodologias de ensino-aprendizagem (avaliação incluída)
Leitura orientada, individual e em grupo, de textos seleccionados;
Aprendizagem centrada na identificação de problemas;
Aprendizagem em contexto: colóquios, conferências, exposições de fotografia, de pintura, documentários, filmes, música, parques naturais, empresas de reciclagem de resíduos;
Trabalho em grupo;
Elaboração em grupo de recursos didáticos de conteúdo.
Apresentação e discussão de resultados sob a forma escrita e oral.
Avaliação final da UC: elaboração individual, por escrito, de um memorando dos conteúdos trabalhados em cada uma das sessões de Seminário (100%)
A diversidade de metodologias de ensino-aprendizagem, tendo em visa os objetivos de aprendizagem definidos, promove um ambiente de ensino-aprendizagem concreto, dinâmico, eficaz, facilitador, motivador e gratificante, para o aluno e para o professor.
Bibliografia de consulta obrigatória
Bauman, Zigmunt. Retrotopia. Cambridge: Polity Press, 2018.
Bibliography in Ecological Ethiques and Eco-Theology A-Z
https://people.bu.edu/wwildman/WeirdWildWeb/proj_bibs_ecoethics_01.htm
Crutzen, Paul. “Geology of Mankind.” Nature, vol. 415 (3 January 2002): 23.
Damásio, António. Sentir e Saber : a caminho da Consciência. Lisboa: Temas e Debates – Círculo de Leitores, 2020.
Deane-Drummond, Celia. Eco-Theology. London, Saint Mary Press, 2008.
Deane-Drummond, Celia. Artiniano Kaiser, Rebecca (edit.s). Theology and Ecology across the Disciplines: on care of our Common Home. London: Bloomsbury Publishing, 2018.
Deane-Drummond, Celia. Wonder and Wisdom: Conversations in Science, Spirituality and Theology. London: Darton: Longman and Todd, 2006.
Delsol, Chantal. L’âge du renoncement. Paris: Cerf, 2011.
Devall, Bill e Sessions, George. Deep Ecology. Utah: Gibbs M. Smith, Inc. Peregrine Smith Books, 1985.
EATWOT Ecumenical Association of Third World Theologians, Voices, v. XXXVII, nº 2014/4 (2014): Teologia da Libertação e novos Paradigmas.
EATWOT Ecumenical Association of Third World Theologians, Voices, v. XLII (2020/1): Más Allá de la Laudato Si’? De la ecología integral a la ecología profunda.
Egger, Michel Maxime. La terre comme soi-même : repères pour une écospiritualité. Genève: Labor et Fides, 2012.
Ellul, Jacques. L’Espérance oubliée. Paris: Editions Gallimard, 1972. Translated by C. Edward Hopkin | The Seabury Press. New York. English Translation by C. Edward Hopkin Copyright © 1973 by The Seabury Press, Incorporated Library of Congress Catalog Card Number: 72-81025 ISBN: 0-8164-0247-7 775-473-C-5.
Edwards, Denis. Deep Incarnation: God’s redemptive suffering with Creatures. New York: Orbis Books Publisher, 2019.
Francisco. Carta Encíclica Laudato si’: Sobre o cuidado da casa comum. 24 de maio de 2015.
Francisco. Mensagem de Sua Santidade o papa Francisco por ocasião do lançamento pelas Nações Unidas da Década da Restauração do Ecossistema. Vaticano, 27 de maio de 2021.
Fromm, Erich. War within man: A psychological Enquiry into the Roots of Destructiveness. American Friends Service Committee, 1963.
Gregersen, N. H.. “The Cross of Christ in an Evolutionary World.” Dialog: A Journal of Theology, vol. 40, nº 3 (2001): 192-207.
Gregersen, N. H.. “Deep incarnation: From deep history to post-axial religion.” HTS Teologiese Studies/Theological Studies 72, 4 (2016): a3428. http://dx.doi.org/10.4102/hts.v72i4.3428
Malraux, André. “L’Homme et le Fantôme”. L’Express, nº 104 (21 Mai 1955).
Mickey, Sam et al.. The Variety of Integral Ecologies: Nature, Culture, and Knowledge in the Planetary Era. EBSCOhost: SUNY Press, 2017.
Morin, Edgar. Changeons de voie. Lessons du coronavírus. Paris: Denoël, 2020.
Naess, Arne. “The Shallow and the Deep, Long-Range Ecology Movements. A Summary.” Inquiry 16 (1973) : 95-100.
Pelluchon, Corine. Éthique de la Considération. Paris: Seuil, 2018.
Rockström, J., Steffen, W., Noone, K., Persson, Å., chapin, F. S., III, Lambin, E., Lenton, T. M., Scheffer, M., Folke, C., Schellnhuber, H., nykvist, B., de Wit, Hughes, C. A., T., Van Der Leeuw, S., Rodhe, H., Sörlin, S., Snyder, Costanza, P. K., Svedin, R., U., Falkenmark, M., Karlberg, L., CORELL, R. W., FABRY, V. J., HANSEN, WALKER, J., B., LIVERMAN, RICHARDSON, D., K., Crutzen, P., and Foley, J.. 2009. Planetary boundaries: exploring the safe operating space for humanity. Ecology and Society 14 (2). [online] URL: http://www.ecologyandsociety.org/vol14/iss2/art32/
Schindler, Craig e Lapid, Gary. Great Turning: Personal Peace, Global Victory. Santa Fé-México: Bear &Company Publishing, 1989.
Serres, Michel. Genèse. Paris: Bernard Grasset, 1983.
Sheldon, Joseph. Rediscovery of Creation: A Bibliographical Study of the Church’s Response to the Environmental Crisis (ATLA Bibliography Series, 29.) Metuchen, N. J.: Scarecrow Press (UK agent: Shelwing), 1992.
Varanda, Isabel. “Da preocupação ecológica como retorno ao Deus criador.” Theologica 38/2 (2003): 287-306.
Varanda, Isabel. Ecología y Creación, in Actas das XI Jornadas de Teología-2010 – Desafíos de la crisis económica y compromiso cristiano: hacia un desarrollo humano integral, ed. José Fernández Lago, Benito Méndez Fernández, Ricardo Otero, Salamanca: Gráfica Lope, 2011, 167-179.
Varanda, Isabel.“A Ecologia como chave hermenêutica da Criação e da Evolução.” Theologica, Estudos em homenagem ao professor Jorge Peixoto Coutinho na sua jubilação, vol. XLV, 2ª série (2/2010): 453-464.
Varanda, Isabel. “Extra naturam nulla salus? O drama e a esperança da criação e da religião na era do Antropoceno.” Atualidade Teológica, v. 24, nº 64 (2020): p. 21-42. DOI:10.17771/PUCRio.ATeo.47833
Varanda, Isabel. 2022. “Novos paradigmas ecoteológicos em tempos de risco: ciência e ecologia em diálogo com a teologia.” Perspectiva Teológica, v. 54, n. 2: 443-459. DOI:10.20911/21768757v54n2p443/2022
https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/issue/view/603
Unidade curricular Seminário Temático III e IV
Leitura crítica das tendências em ecologia, ambiente e eco-teologia. A partir da encíclica Laudato si’ (24 de maio de 2015)
Convergindo com as múltiplas agendas mundiais, a encíclica Laudato Si’ sobre o cuidado da casa comum (Papa Francisco, 24 de maio de 2015) converge, ao mesmo tempo, de modo original, com a agenda do próprio planeta Terra, o qual revela profundos e dramáticos desequilíbrios ecológicos, devidos à ação direta do ser humano. A comunidade científica é consensual na identificação de uma nova era geológica, o Antropoceno. O neologismo Antropoceno, forjado por Paul Crutzen, no ano 2000, pretende significar que as alterações antropogénicas da Terra, alterações que resultam, portanto, da ação do ser humano, são tão profundas e globais ao ponto do humano se tornar uma “força geológica” que imprime mudanças irreversíveis no Planeta.
A encíclica Laudato Si vem lembrar que “não somos Deus. A terra existe antes de nós e foi-nos dada” (LS §67) e que “nós mesmos somos terra” (LS §2). A terra que somos e a Terra que habitamos aparece assim como “terra nossa” a amar e a cuidar.
Retomando a preocupação já expressa pelos seus antecessores João Paulo II e Bento XVI, Francisco convida o mundo inteiro a “refletir sobre os diferentes elementos de uma ecologia integral” (LS §137). Ecologia integral que abrange, portanto, a ecologia ambiental, económica, social, cultural e a própria ecologia da vida quotidiana. Ecologia Integral que diz respeito à Terra, a toda a Terra. Terra que não é, de modo algum, um termo abstrato: denota a Terra na qual vivemos e a terra que somos; denota a ação criadora de Deus e o amor eterno que a acompanha; denota, enfim, a responsabilidade do ser humano e o privilégio de poder amar e cuidar da Terra.
Queremos, pois, acolher o desafio feito pelo Papa a toda a humanidade e, especialmente à comunidade científica: “Lanço um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do Planeta” (LS §14).
O Seminário Leitura crítica das tendências em ecologia, ambiente e ecoteologia. A partir da encíclica Laudato si’ (24 de maio de 2015) tem como objetivos de aprendizagem:
1. Aumentar os níveis de literacia ecológica;
2. Identificar o nexo interepistemológico: religião, ecologia, cidadania;
3. Conhecer as linhas de fundo do pensamento ecológico e da teologia da ecologia: Shallow Ecology, Deep Ecology e Ecoteologia.
4. Identificar os principais movimentos ambientalistas: filosofia e linhas de ação;
5. Adquirir conhecimento de autores de referência, metodologias e temáticas multidisciplinares da área da ecologia, do ambientalismo e da ecoteologia cristã;
6. Avaliar o potencial da teologia cristã no quadro do saber interdisciplinar sobre o planeta Terra e a ecologia no Antropoceno;
7. Desenvolver a capacidade de apresentar e discutir resultados sob a forma escrita e oral;
8. Estimular o espírito crítico e construtivo, necessários ao trabalho em equipa;
9. Treinar o raciocínio objetivo e centrado na resolução de problemas;
10. Promover a construção de conhecimento didático de conteúdo, produzindo guiões teóricos e guiões didáticos de apoio à formação pessoal e social, quer em contextos educativos formais, quer em contextos culturais, sociais e religiosos informais;
11. Fomentar uma conduta ética.
Conteúdos programáticos
- Ecologia, movimentos ambientalistas, Antropoceno, Ecoteologia: terminologia, conceitos, história, filosofia, estruturas e representações religiosas, culturais e sociais.
- Aprofundamento dos conceitos: Antropoceno (Paul Crutzen) e “Limites Planetários”.
- Leituras da “Deep Ecology”, desenvolvida por Arne Naess, Bill Devall e George Sessions.
- Leituras da Encíclica Laudato Si’. Sobre o cuidado da casa comum, 24 de maio, 2015.
- Leituras da eco-teologia de Celia Deane-Drummond.
- Leituras de Schindler, Craig e Lapid, Gary. Great Turning: Personal Peace, Global Victory. Santa Fé-México: Bear &Company Publishing, 1989.
- Leituras do artigo de Isabel varanda, “Extra naturam nulla salus? O drama e a esperança da criação e da religião na era do Antropoceno.” Atualidade Teológica, v. 24, nº 64 (2020): p. 21-42. DOI:10.17771/PUCRio.ATeo.47833
- Varanda, Isabel. 2022. “Novos paradigmas ecoteológicos em tempos de risco: ciência e ecologia em diálogo com a teologia.” Perspectiva Teológica, v. 54, n. 2: 443-459. DOI:10.20911/21768757v54n2p443/2022
https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/issue/view/603
Os conteúdos programáticos, a selecção de textos para leitura crítica e as experiências de aprendizagem em contexto, são estabelecidos e desenvolvidos de modo a fornecer aos alunos as ferramentas adequadas para alcançar os objetivos de aprendizagem definidos.
Metodologias de ensino-aprendizagem (avaliação incluída)
Leitura orientada, individual e em grupo, de textos seleccionados;
Aprendizagem centrada na identificação de problemas;
Aprendizagem em contexto: colóquios, conferências, exposições de fotografia, de pintura, documentários, filmes, música, parques naturais, empresas de reciclagem de resíduos;
Trabalho em grupo;
Elaboração em grupo de recursos didáticos de conteúdo.
Apresentação e discussão de resultados sob a forma escrita e oral.
Avaliação final da UC: elaboração individual, por escrito, de um memorando dos conteúdos trabalhados em cada uma das sessões de Seminário (100%)
A diversidade de metodologias de ensino-aprendizagem, tendo em visa os objetivos de aprendizagem definidos, promove um ambiente de ensino-aprendizagem concreto, dinâmico, eficaz, facilitador, motivador e gratificante, para o aluno e para o professor.
Bibliografia de consulta obrigatória
Bauman, Zigmunt. Retrotopia. Cambridge: Polity Press, 2018.
Bibliography in Ecological Ethiques and Eco-Theology A-Z
https://people.bu.edu/wwildman/WeirdWildWeb/proj_bibs_ecoethics_01.htm
Crutzen, Paul. “Geology of Mankind.” Nature, vol. 415 (3 January 2002): 23.
Damásio, António. Sentir e Saber : a caminho da Consciência. Lisboa: Temas e Debates – Círculo de Leitores, 2020.
Deane-Drummond, Celia. Eco-Theology. London, Saint Mary Press, 2008.
Deane-Drummond, Celia. Artiniano Kaiser, Rebecca (edit.s). Theology and Ecology across the Disciplines: on care of our Common Home. London: Bloomsbury Publishing, 2018.
Deane-Drummond, Celia. Wonder and Wisdom: Conversations in Science, Spirituality and Theology. London: Darton: Longman and Todd, 2006.
Delsol, Chantal. L’âge du renoncement. Paris: Cerf, 2011.
Devall, Bill e Sessions, George. Deep Ecology. Utah: Gibbs M. Smith, Inc. Peregrine Smith Books, 1985.
EATWOT Ecumenical Association of Third World Theologians, Voices, v. XXXVII, nº 2014/4 (2014): Teologia da Libertação e novos Paradigmas.
EATWOT Ecumenical Association of Third World Theologians, Voices, v. XLII (2020/1): Más Allá de la Laudato Si’? De la ecología integral a la ecología profunda.
Egger, Michel Maxime. La terre comme soi-même : repères pour une écospiritualité. Genève: Labor et Fides, 2012.
Ellul, Jacques. L’Espérance oubliée. Paris: Editions Gallimard, 1972. Translated by C. Edward Hopkin | The Seabury Press. New York. English Translation by C. Edward Hopkin Copyright © 1973 by The Seabury Press, Incorporated Library of Congress Catalog Card Number: 72-81025 ISBN: 0-8164-0247-7 775-473-C-5.
Edwards, Denis. Deep Incarnation: God’s redemptive suffering with Creatures. New York: Orbis Books Publisher, 2019.
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Francisco. Mensagem de Sua Santidade o papa Francisco por ocasião do lançamento pelas Nações Unidas da Década da Restauração do Ecossistema. Vaticano, 27 de maio de 2021.
Fromm, Erich. War within man: A psychological Enquiry into the Roots of Destructiveness. American Friends Service Committee, 1963.
Gregersen, N. H.. “The Cross of Christ in an Evolutionary World.” Dialog: A Journal of Theology, vol. 40, nº 3 (2001): 192-207.
Gregersen, N. H.. “Deep incarnation: From deep history to post-axial religion.” HTS Teologiese Studies/Theological Studies 72, 4 (2016): a3428. http://dx.doi.org/10.4102/hts.v72i4.3428
Malraux, André. “L’Homme et le Fantôme”. L’Express, nº 104 (21 Mai 1955).
Mickey, Sam et al.. The Variety of Integral Ecologies: Nature, Culture, and Knowledge in the Planetary Era. EBSCOhost: SUNY Press, 2017.
Morin, Edgar. Changeons de voie. Lessons du coronavírus. Paris: Denoël, 2020.
Naess, Arne. “The Shallow and the Deep, Long-Range Ecology Movements. A Summary.” Inquiry 16 (1973) : 95-100.
Pelluchon, Corine. Éthique de la Considération. Paris: Seuil, 2018.
Rockström, J., Steffen, W., Noone, K., Persson, Å., chapin, F. S., III, Lambin, E., Lenton, T. M., Scheffer, M., Folke, C., Schellnhuber, H., nykvist, B., de Wit, Hughes, C. A., T., Van Der Leeuw, S., Rodhe, H., Sörlin, S., Snyder, Costanza, P. K., Svedin, R., U., Falkenmark, M., Karlberg, L., CORELL, R. W., FABRY, V. J., HANSEN, WALKER, J., B., LIVERMAN, RICHARDSON, D., K., Crutzen, P., and Foley, J.. 2009. Planetary boundaries: exploring the safe operating space for humanity. Ecology and Society 14 (2). [online] URL: http://www.ecologyandsociety.org/vol14/iss2/art32/
Schindler, Craig e Lapid, Gary. Great Turning: Personal Peace, Global Victory. Santa Fé-México: Bear &Company Publishing, 1989.
Serres, Michel. Genèse. Paris: Bernard Grasset, 1983.
Sheldon, Joseph. Rediscovery of Creation: A Bibliographical Study of the Church’s Response to the Environmental Crisis (ATLA Bibliography Series, 29.) Metuchen, N. J.: Scarecrow Press (UK agent: Shelwing), 1992.
Varanda, Isabel. “Da preocupação ecológica como retorno ao Deus criador.” Theologica 38/2 (2003): 287-306.
Varanda, Isabel. Ecología y Creación, in Actas das XI Jornadas de Teología-2010 – Desafíos de la crisis económica y compromiso cristiano: hacia un desarrollo humano integral, ed. José Fernández Lago, Benito Méndez Fernández, Ricardo Otero, Salamanca: Gráfica Lope, 2011, 167-179.
Varanda, Isabel.“A Ecologia como chave hermenêutica da Criação e da Evolução.” Theologica, Estudos em homenagem ao professor Jorge Peixoto Coutinho na sua jubilação, vol. XLV, 2ª série (2/2010): 453-464.
Varanda, Isabel. “Extra naturam nulla salus? O drama e a esperança da criação e da religião na era do Antropoceno.” Atualidade Teológica, v. 24, nº 64 (2020): p. 21-42. DOI:10.17771/PUCRio.ATeo.47833
Varanda, Isabel. 2022. “Novos paradigmas ecoteológicos em tempos de risco: ciência e ecologia em diálogo com a teologia.” Perspectiva Teológica, v. 54, n. 2: 443-459. DOI:10.20911/21768757v54n2p443/2022
https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/issue/view/603
- Teacher: Maria Isabel Pereira Varanda