Unidade curricular Protologia

“Porque existe algo em vez de nada?”. Esta interrogação de Leibniz cruza-se com as questões da origem do cosmos e da vida, do propósito e do estatuto da vida de todas as criaturas e do ser humano, em concreto.
A unidade curricular desenvolve-se à volta de três núcleos temáticos: 1) Deus é o Criador: contraste entre as cosmogonias, cosmologias e antropogonias míticas, científicas e religiosas, pondo em evidência a contribuição singular dos relatos bíblicos da Criação, para a cosmologia e para a antropologia cristã; itinerário bíblico da fé na Criação e desenvolvimento histórico-teológico. 2) O ser humano criado à imagem e semelhança de Deus: evolução do tema desde a Patrística até ao Concílio Vaticano II; 3) O ser humano imagem de Deus desfigurada pelo pecado: condição original de “santidade e justiça”, noção bíblica de pecado; o enigma do mal e o pecado original.
Visa-se uma teologia aberta e profunda pondo os conteúdos doutrinais e teológicos cristãos em diálogo com os saberes contemporâneos e com as questões cruciais do tempo presente, mormente no âmbito da cosmologia, das neurociências, do materialismo biológico e da biologia evolucionista. A teologia cristã da Criação traz a questão da ecologia integral da vida e do planeta Terra para o coração da sua reflexão.

Proctology
"Why does something exist instead of nothing?" This question by Leibniz intersects with the questions of the origin of the cosmos and of life, of the purpose and the status of life of all creatures and of the human being in particular.
The course develops around three thematic sections: 1) God is Creator: the contrast between mythical, scientific and religious cosmogonies, cosmologies, and anthropogonies, highlighting the unique contribution of the biblical accounts of Creation to cosmology and Christian anthropology; the biblical journey of faith in Creation and its historical-theological development. 2) The human being created in the image and likeness of God: evolution of the theme from Patristic to Vatican Council II; 3) The human being image of God disfigured by sin: original condition of "holiness and justice", biblical notion of sin; the enigma of evil and original sin.
The aim is an open and profound theology, putting Christian doctrinal and theological contents in dialogue with contemporary knowledge and with the crucial questions of the present time, especially in the field of cosmology, neuroscience, biological materialism and evolutionary biology. Christian theology of Creation brings the question of the integral ecology of life and of planet Earth to the heart of its reflection.
Docente responsável Maria Isabel Pereira Varanda
Outros docentes ------

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Situa a Protologia no contexto geral da teologia sistemática
2. Compreende o lugar e o contributo da teologia cristã da criação no diálogo com a biologia evolucionária
3. Pensa as implicações teológicas e possibilidades materiais para a humanidade no contexto da realidade ecologica e da tecnologia atual
4. Revê a bibliografia especializada
5. Conhece os principais documentos do Magistério da Igreja relativos à problemática da Criação do mundo e da vida
6. Identifica e aprofunda os núcleos temáticos fundamentais
7. Desenvolve a capacidade epistemológica, hermenêutica e crítica
8. Estabelece conexões com o universo educacional e cultural e com o quotidiano
Learning outcomes of the curricular unit
1. Arrange Proctology in the general context of systematic theology
2. Understand the position and contribution of christian theology of creation in dialogue with evolutionary biology
3. Thinks on the theological implications and material possibilities for humanity facing ecological reality and current technology
4. Identify the specialized bibliography
5. Know the main documents of the Magisterium of the Church concerning the issue of world and life Creation
6. Learn the Syllabus
7. Develop epistemological, hermeneutic, critical and interdisciplinary capacity.
8. Establish connections with the educational and cultural horizon and with everyday life.

Conteúdos programáticos
1. Deus é Criador: cosmogonias e cosmologias míticas, religiosas, científicas
2. O ser humano criado à imagem e semelhança de Deus
3. O ser humano imagem de Deus desfigurada pelo pecado
4. A teologia depois de Darwin – criação, evolução, materialismo biológico e teologia. Status quaestionis
5. A questão ecológica como questão cosmológica, antropológica e teológica. Status quaestionis
6. Teologia da Criação e Ecologia Integral Profunda no Antropoceno (Laudato Si’ e Deep Ecology)

Syllabus

1. God is creator: mythical, religious, scientific cosmogonies and cosmologies
2. Human being created in the image and likeness of God
3. The human being – image of God - disfigured by sin
4. Theology after Darwin: creation, evolution, biological materialism and theology. Status quaestionis
5. The ecological issue as cosmological, anthropological and theological issue. Status quaestionis
6. Theology of Creation and Deep Integral Ecology in the Anthropocene (Laudato Si’ and Deep Ecology).


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular
Os conteúdos programáticos e a revisão bibliográfica são estabelecidos e desenvolvidos de modo a fornecer aos alunos as ferramentas adequadas para alcançar os objetivos definidos.

Demonstration of syllabus coherence with the curricular unit’s objectives
The programmatic contents and the bibliographical revision are established and developed in order to provide the students with the adequate tools to reach the defined learning outcomes.


Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Ensino direto
Discussão em contexto de sala de aula
Investigação autónoma
Leitura orientada de textos selecionados
Trabalho de grupo
Avaliação: exame final (100%)

Teaching methodogies (including evalution)
Lecturing –direct instruction
Classroom discussion
Autonomous research
Guided reading of selected texts
Group work
Evaluation: final exam (100%)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos da unidade curricular
A diversidade de metodologias de ensino-aprendizagem visa promover um ambiente educativo dinâmico, eficaz, motivador e gratificante para o aluno e para o professor.
As diversas metodologias adotadas favorecem a boa reapropriação do Syllabus: o aluno aprende com o ensino direto e com a leitura orientada de textos selecionados. A investigação autónoma, o trabalho de grupo e o diálogo vertical e horizontal, em contexto de sala de aula, permitem ao aluno desenvolver, aprofundar e gerir criticamente os conteúdos programáticos.

Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes
The diversity of teaching-learning methodologies aims to promote a dynamic, efficient, motivating and rewarding educational environment for both the student and the lecturer.
The different methodologies adopted favour the good re-appropriation of the Syllabus: the student learns with direct teaching and guided reading of selected texts. The autonomous research, group work, vertical and horizontal dialogue, in classroom context, allow the student to develop, deepen and critically manage the syllabus.


Bibliografia selecionada e recomendada
selected and recommended bibliography
Alison, J.. Le péché originel à la lumière de la résurrection : « Bienheureuse faute d’Adam… ». Paris: Cerf, 2009.
Bibliography in Ecological Ethiques and Eco-Theology A-Z
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Deane-Drummond, Celia. Eco-Theology. London, Saint Mary Press, 2008.
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Varanda, Isabel; Revol, Fabien. 2022. Editorial “Sobre a casa comum em ecologia integral. Perspetiva interdisiciplinar e cuménica.” Ephata, vol. 4, nº 1: 7-20.
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DOI https://doi.org/10.34632/ephata.2022.4.1
Varanda, Isabel e Revol, Fabien (coord.s). (2022). “Sobre a casa comum em ecologia integral. Perspetiva interdisciplinar e ecuménica.” Ephata, vol. 4, nº 2. Link: https://revistas.ucp.pt/index.php/ephata/issue/current https://doi.org/10.34632/ephata.2022.4.1
Vaz, Armindo. Em vez de “história de Adão e Eva”: o sentido último da vida projectado nas origens. Marco de Canavezes: Edições Carmelo, 2011.