A Unidade Curricular Tutoria IV pretende acompanhar os alunos, de modo personalizado e informal, à luz de um paradigma de educação aberta, inclusiva, holística e integral profunda.
Tem como visa proporcionar aos alunos um contexto favorável à reflexão crítica sobre o próprio percurso académico, até ao momento presente, promovendo e facilitando uma gestão objetiva e sadia de sucessos, de insucessos, de projetos e de expectativas.
Propõe-se ser um espaço de invenção, de criatividade, de discussão e de exploração de potencialidades, a partir da leitura sincrónica dos temas e dos fenómenos religiosos, culturais e sociais contemporâneos.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Valorizar um paradigma de educação aberta, inclusiva, holística e integral;
2. Treinar a reflexão crítica sobre o próprio percurso académico;
3. Promover e facilitar uma gestão objetiva e sadia de sucessos, de insucessos, de projetos e de expectativas.
4. Inspirar inventividade, criatividade e apetência para o diálogo colaborativo e crítico;
5. Aperfeiçoar o sentido de cidadania ativa e de responsabilidade social;
6. Valorizar o sentido do trabalho em equipa;
7. Promover uma conduta ética e sadia no âmbito das relações pessoais, familiares, profissionais, com o planeta e com todas as outras criaturas.
8. Motivar para a leitura ativa e sincrónica dos temas e dos fenómenos religiosos, culturais e sociais contemporâneos.
Conteúdos programáticos
Concretização dos conteúdos em dinâmica sinodal, nas primeiras sessões da UC.
A metodologia de definição dos conteúdos programáticos obvia a coerência com os objectivos de aprendizagem.
Metodologias de ensino e avaliação:
- Centradas no aluno e na exploração dos seus interesses e expetativas;
- Identificação de problemas e desenho de projetos de resolução;
- Diálogo informal e em associação livre;
- Trabalho de grupo;
- Leitura sincrónica de temas e fenómenos religiosos, culturais, sociais, locais e planetários.
- Avaliação qualitativa: creditação.
A diversidade de metodologias de ensino-aprendizagem visa promover um ambiente educativo dinâmico, eficaz, motivador e gratificante para o aluno e para o professor, em coerência com os objetivos definidos.
A Tutora providenciará sugestões bibliográficas para apoio e aprofundamento das temáticas que, em sede de Tutoria, os participantes identificarem e escolherem.
Tem como visa proporcionar aos alunos um contexto favorável à reflexão crítica sobre o próprio percurso académico, até ao momento presente, promovendo e facilitando uma gestão objetiva e sadia de sucessos, de insucessos, de projetos e de expectativas.
Propõe-se ser um espaço de invenção, de criatividade, de discussão e de exploração de potencialidades, a partir da leitura sincrónica dos temas e dos fenómenos religiosos, culturais e sociais contemporâneos.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Valorizar um paradigma de educação aberta, inclusiva, holística e integral;
2. Treinar a reflexão crítica sobre o próprio percurso académico;
3. Promover e facilitar uma gestão objetiva e sadia de sucessos, de insucessos, de projetos e de expectativas.
4. Inspirar inventividade, criatividade e apetência para o diálogo colaborativo e crítico;
5. Aperfeiçoar o sentido de cidadania ativa e de responsabilidade social;
6. Valorizar o sentido do trabalho em equipa;
7. Promover uma conduta ética e sadia no âmbito das relações pessoais, familiares, profissionais, com o planeta e com todas as outras criaturas.
8. Motivar para a leitura ativa e sincrónica dos temas e dos fenómenos religiosos, culturais e sociais contemporâneos.
Conteúdos programáticos
Concretização dos conteúdos em dinâmica sinodal, nas primeiras sessões da UC.
A metodologia de definição dos conteúdos programáticos obvia a coerência com os objectivos de aprendizagem.
Metodologias de ensino e avaliação:
- Centradas no aluno e na exploração dos seus interesses e expetativas;
- Identificação de problemas e desenho de projetos de resolução;
- Diálogo informal e em associação livre;
- Trabalho de grupo;
- Leitura sincrónica de temas e fenómenos religiosos, culturais, sociais, locais e planetários.
- Avaliação qualitativa: creditação.
A diversidade de metodologias de ensino-aprendizagem visa promover um ambiente educativo dinâmico, eficaz, motivador e gratificante para o aluno e para o professor, em coerência com os objetivos definidos.
A Tutora providenciará sugestões bibliográficas para apoio e aprofundamento das temáticas que, em sede de Tutoria, os participantes identificarem e escolherem.
- Professor: Maria Isabel Pereira Varanda